segunda-feira, 27 de julho de 2009

ÉPOCA 09/10

Na apresentação do nosso GIL aos sócios, o jogo, conta o Braga, terminou com um 0-0, sendo que o Braga ganhou nos penalties por 4-3.
Posso dizer que as minhas expectativas em relação à equipa foram superadas, se bem que isso não é positivo de todo, pois as minhas expectativas eram muitíssimo baixas dada a equipa montada para a esta época.
Como é normal, deixarei aqui as minhas impressões sobre o jogo, jogadores e treinador.

Para esta temporada, o clube apostou num plantel totalmente renovado, com 17 (!) novos jogadores. Entrou o técnico Rui Quinta, proveniente do Penafiel. Uma equipa jovem (média de idades ronda os 23 anos) que quer mostrar todo o seu potencial.

Neste jogo contra o Braga vi uma equipa a jogar no sistema de 4-3-3, com um playmaker chamado Alexandre Camargo, que mais abaixo falarei com mais detalhe. O processo defensivo da equipa é positivo, até porque jogou contra outra que conta com avançados rápidos e de qualidade (destaque para Kalaba, que voltou ao nosso estádio dando a garantia de que tem lugar, como se viu a época passada aqui, na primeira liga e talvez no onze titular do Braga) e não sofreu golos. O pior foi, claramente, o processo ofensivo onde a equipa tem de melhorar muito. A culpa até nem parece ser dos jogadores da frente que até apresentam alguma qualidade, mas sim do treinador que parece não treinar quaisquer movimentações ofensivas. É certo que esta deficiência atacante foi muito mais visível na primeira parte, na segunda até tivemos algumas jogadas de valor. Terei de ver, como é óbvio, mais jogos para perceber o verdadeiro valor desta equipa, e para já entrarei mais nos detalhes individuais...

individualmente:

Márcio Ramos (GR): é um guarda-redes alto, coisa que é sempre de valorizar, e com experiência, sendo que tem algumas deficiências a sair nos cantos.

Hugo Marques (GR): já se conhecia, é um GR que apresenta qualidade mas terá de melhorar muitos aspectos para se tornar numa opção válida para a baliza. Ainda assim, promete lutar por um lugar no 'onze'.

Kiko (DC): este central vindo do Paços é um bom reforço. Experiente, bom posicionamento e não inventa. A sua idade pode ser um trunfo numa equipa tão jovem.

Sandro (DC): gostei muito deste jogador. Rápido, excelente posicionamento, e a sair com bola a jogar. Protagonizou alguns cortes incríveis.

Daniel (DC): não aprecio muito este central e penso que, com Bura recuperado, raramente vá jogar.

Paulo Arantes (DD): é um jogador mais maduro, que aprecio e dá tudo pelo Gil. A atacar tem de melhorar mais. O resto, vocês já sabem.

João Cardoso (DE): é a primeira impressão, nada definitivo mas pelo que vi é um péssimo jogador. Lento, erra muitos passes e tem muita dificuldade em posicionar-se correctamente. Não atacou, mas aqui por ordens do treinador já que o seu substituto também não o fez.

Filipe Pires (DE): o genro de Pinto da Costa apresentou-se bem melhor que João Cardoso, pelo menos no processo defensivo. A atacar também não se viu.

Bruno Madeira (MDC): para a Liga de Honra serve, nada de impressionante. Gostava mais que tivessem renovado com o Filipe Fernandes, um dos melhores trincos que já vi jogar por cá.

Diogo Santos (MDC): fez 4 minutos...

João Martins (MC): este jovem proveniente do Braga é bom jogador. Não tem a bola nos pés durante muito tempo mas é determinante no processo ofensivo na equipa, pois joga inteligentemente. Foi o executante dos lances de bola parada e aí revelou dificuldades, parece que não pode com a bola...

Duarte (MOE): este miúdo esquerdino vindo do Vilaverdense apresentou alguns pormenores técnicos de grande qualidade. Ainda assim terá de melhorar muito e aí veremos a capacidade de Rui Quinta.

Alexandre Camargo (MC): este é craque. É o melhor jogador da equipa, coloca todos os 10 jogadores a jogar para ele. Os seus passes diagonais são uma delícia e tem uma técnica superior à maior parte dos jogadores da Liga de Honra. Ainda assim tem de melhorar no tempo da decisão, é um jogador que tem a bola nos pés tempo demais.

Ivo Pinto (MC): emprestado pelo Porto, jogou apenas 12 minutos. Como o jogo nessa fase já estava pior que mau, confesso que não estive muito atento à performance deste Ivo Pinto.

Tiago André (MOE): nunca gostei dele, não é agora que vou mudar a minha opinião. Parece, isso sim, uma solução para defesa esquerdo...

Cesinha (MOD): é o chamado jogador jeitoso. Raramente erra no passe, tem alguma técnica mas é burro a jogar, pois pensa que é o Messi. Positivo foi a maneira como gritou com os seus colegas de equipa, mostrando ser uma voz de comando. (tem 28 anos)

Rui Pedro (AV): para mim tem claramente lugar na equipa. Nota-se a escola do FCP, é inteligente na maneira como busca a bola e tem bons pormenores técnicos.

Hugo Vieira (AV): uma agradável surpresa. É rápido, tem técnica e possui de um bom remate. Mas tem de aperfeiçoar a nível fisíco, onde é muito frágil, e a nível psicológico porque vê-se que pensa ser o Cristiano Ronaldo quando efectivamente não o é. O treinador terá de limar muitíssimas arestas neste jogador e quando isso acontecer este jovem poderá ser uma das grandes surpresas da Liga de Honra.

Bailón (AV): se Vieira foi uma surpresa, este foi uma decepção. Não que o conheça, mas no famoso jogo do FM é alto craque. Na vida real, sendo que apenas o vi jogar 30 minutos, parece ser mau jogador. Revela muita dificuldade no tempo da decisão (houve uma jogada de contra-ataque em que em vez de soltar imediatamnte a bola para um colega isolado, preferiu esperar durante 10 segundos...) mas ainda assim teve um remate perigoso.

Alexandre Matão (PL): é um autêntico tanque. É aquele jogador para segurar a bola esperando para servir os colegas, um pouco ao género de Hermes, sendo que Hermes é melhor. Não deu para ver muito, até porque a bola raramente parava nos seus pés ou cabeça...

julgo não me estar a esquecer de ninguém, se me esqueci as minhas desculpas... Recordo que esta análise é de apenas 1 JOGO pelo que alguns destes jogadores podem tornar-se ainda em grandes decepções ou surpresas.

Por fim, devo dizer que no geral esta equipa não é uma séria candidata à subida, mas poderá ser uma 'outsider', porque tem muitos jogadores jovens e por isso muito potencial. Para lutarmos pela subida teremos de ter um grande treinador...

até ao próximo jogo!

6 comentários:

Diogo Sousa disse...

De volta aos textos. Ainda bem.

Como dizes ainda é apenas o 1º jogo. Ainda muita tinta vai correr.

Eu vi o Rui Pedro, o Bura, o Pedro Moreira, o Josi e o Dany nos Jogos da Lusofonia.
São jogadores de qualidade.

Depois quero dar o meu "elogio" pelo plantel ter muitos Portugueses. Será por falta de dinheiro para ir buscar gente ao Brasil?

Quanto aos detalhes de jogo. Ainda muita coisa se pode trabalhar ate ao inicio dos jogos oficiais para a Liga. Talvez Rui Quinta esteja a começar pelos processos defensivos e depois pelos ofensivos...

Nos detalhes indivuduais.
Não conhecia o Camargo mas pelos vistos promete.
O João Martins (irmão do Carlos Martis) é um jogador que não vai fazer nada de especial. Não esperem que ele decida jogos...

Fiquei desiludido com o Baylon. No FM é craque :)

Por fim gostaria de dar uma palavrinha ao Hugo Vieira, o auto-intitulado "Cristiano Ronaldo Barcelense", é bom que faça pela vida. Que marque golos e trabalhe. Depois não me importo que se passeie pela cidade como o campeão. Desde que jogue...

Venham mais jogos...

Unknown disse...

Gostei do blogue, sendo eu socio e simpatizante do Gil desde pequeno.

A analise é tua e eu nao vou critica-la porque como disseste, so foi um jogo. Mas só tenho uma ideia diferente em relação ao Filipe Fernandes. Vi muitas vezes o Filipe Fernandes jogar a "dormir", desconcentrado e sem objectivos. Tarde a atacar o adversário, defendia mal e processo construtivo era zero porque muitas vezes falhava o passe. Em relação ao Matão, aí discordo totalmente quando dizes que o Hermés era melhor.

Mas são opiniões e ainda bem que criaste este blogue para trocarmos opiniões durante o campeonato.

Força amigo, bom trabalho e até breve.

Cumprimentos

GilistaFerrenho disse...

Boas Nélson,

Elogiei o Filipe Fernandes porque era um recuperador de bolas exímio e tinha um bom posicionamento em campo. Tecnicamente não era nenhum prodígio mas era raro errar um passe, pelo menos do que eu vi. Não tenho dados oficiais, mas garanto-te que com ele o nosso Gil sofria sempre menos golos.

Quanto ao Matão vi apenas um jogo. Até pode ser um grande jogador e assim o espero. Também já me disseram que é bom avançado mas pelo que vi não achei grande coisa.

Ainda bem que comentaste e aguardo que o faças sempre que poste! É sempre bom falar do nosso Gil na blogosfera! Muito obrigado pelas tuas palavras...

Diogo, apenas um ps. para ti, o Gil não contratou ninguém ao Brasil porque esse mercado já está barrado. Já se percebeu, desde há duas/três épocas para cá, que os dirigentes apostam mais no mercado nacional, pelo menos na Liga de Honra.

Voltem sempre!

Anônimo disse...

Uma curiosidade, os dois penaltis falhados pelo gil foram executados por dois avançados

Anônimo disse...

Boas eu fui a oliveira de azemeis este domingo e ainda apanhei uma molha, destaques do que eu vi:
Marcio Ramos: bom lider da defesa, 2 defesas de dificuldade elevada, muito bom
Bruno Madeira: fantástico, um box ti box ao nivel da 1º liga, encheu o campo
Rui Pedro, excelentes movimentações, vai ser um sucesso
Matão: tanque de guerra, vai ser importante nalguns jogos
Pedro Moreira, esteve muito bem até "estourar"
os centrais kiko e Sandro, raçudos, bons jogadores. Vieira, alguem falou na mania de ser ronaldo e eu estou de acordo, muito bom jogador, mas acho que falta ali um bocadinho de humildade

Anônimo disse...

Alguem sabe os precos dos bilhetes para o proximo jogo da taca da liga?