terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Derrota passageira


A derrota frente ao Rio Ave em nada abala a excelente campanha gilista no presente campeonato. Em Vila do Conde, aliás, a equipa mostrou alguns dos pontos positivos que têm estado presentes no decorrer da época. Demonstramos que colectivamente somos melhores que o Rio Ave mas faltou imaginação quando tivemos que correr atrás do resultado. A saída de Richard ao intervalo retirou ainda mais essa imaginação ao jogo ofensivo da equipa e, quanto a mim, sentenciou qualquer hipótese de empate ou vitória do nosso Gil. Também a defender não estivemos bem e Paulo Alves terá de rever alguns comportamentos defensivos da equipa. A perder por apenas um golo não nos podemos dar ao luxo de ter apenas quatro jogadores em situação de transição ataque-defesa.

Vamos às Mais e ao Menos:

MAIS:

+ Richard: não esteve bem quando teve de ajudar Caiçara a defender, mas ofensivamente foi o melhor da equipa. O único com capacidade de desequilibrar e mexer com o jogo gilista.

+ Guilherme: ainda não provou todas as credenciais que anteviram a sua chegada mas é dos poucos do plantel gilista com um toque de bola acima da média. Com ele e Richard em simultâneo, na segunda parte, estou seguro que seríamos mais imprevisíveis e com mais hipóteses de chegar ao empate.

MENOS:

- Daniel: o rapaz até jogou bem para aquilo que sabe mas é inevitável que é o calcanhar de aquiles da equipa. É bastante limitado defensivamente e a atacar é demasiado previsível, não acrescentando qualquer tipo de valor à equipa. Que chegue Rodrigo Galo.

- André Cunha: quando estamos a perder é um jogador descartável. Não tem talento nem imaginação e não percebo a insistência de Paulo Alves em colocá-lo os noventa minutos em campo. A sua saída ao intervalo teria tido muito mais sentido do que a saída de Richard.

- Roberto e Yero: não são jogadores de primeira liga. Um é esforçado mas pura e simplesmente não tem qualidade para tal desafio. O outro esconde-se sistematicamente dos cruzamentos que lhe são enviados e denota uma falta enorme de experiência. Falta, como já falei inúmeras vezes, um avançado de classe a esta equipa.

Restam-nos agora três jogos em que podemos perfeitamente pontuar. Em Guimarães será mais difícil mas em casa, frente ao Nacional, e em Santa Maria da Feira temos todas as condições para sairmos vencedores e fechar em beleza uma primeira volta acima de todas as expectativas. Não obstante a isso continuo a insistir, e penso que Paulo Alves e todos os adeptos gilistas partilham desta opinião, que o plantel necessita de reforços. O lado direito da defesa e o centro do ataque são as posições mais carenciadas.


Rio Ave 2-0 Gil Vicente

Simão | Myspace Video

Nenhum comentário: