domingo, 15 de janeiro de 2012

Primeira volta - análise


A primeira volta terminou para o nosso Gil. Acaba no 10º lugar da Liga com 16 pontos, a três da linha de descida.

Atendendo àquilo que foi o início da temporada, com a escassez de reforços de qualidade aliada ao calendário adverso, o 10º posto é motivo de orgulho. Entendeu-se desde cedo que o primeiro escalão não é assim tão diferente do segundo e prosseguir o trabalho da temporada anterior foi, claramente, uma boa aposta, embora, todos sabemos, o Gil dispõe de um dos piores (senão o pior) plantéis da Liga. A verdade é que a equipa conseguiu ser regular, colmatou com sucesso algumas lesões que foram surgindo e praticou bom futebol.

Analisando os números, o Gil termina com 3 vitórias, 7 empates e 5 derrotas. É a equipa que mais empates soma no campeonato porém é a sexta com menos derrotas. Conta igualmente com 13 golos marcados e 23 sofridos. Curioso o facto do último classificado ter mais golos marcados que o Gil.


Quanto ao trabalho de Paulo Alves, está a ser realizado com êxito. No entanto, necessita de trabalhar mais os processos ofensivos da equipa. É agoniante ver os avançados estáticos ao longo de quase todo o jogo, sendo apenas os médios a ter que descobrir espaços nas defensivas adversárias. É igualmente claro que a aquisição de um avançado é fulcral. Necessita-se de um jogador que baixe para receber e tabelar com os restantes avançados e, claro, que marque golos. Meyong, dispensado do Braga, seria uma excelente aposta. Jogador inteligentíssimo e com enorme capacidade para facturar.

Em relação aos pontos altos e baixos desta primeira volta, creio terem sido os seguintes: os pontos altos foram o empate em casa frente ao Benfica, que permitiu à equipa albergar uma enorme moral para o restante campeonato, a vitória em Paços de Ferreira e a vitória em casa frente à Académica, a primeira da época; os pontos baixos não são igualmente difíceis de identificar. A recente derrota frente ao Nacional por 3-0, naquele que era um jogo onde só a vitória interessava e saímos humilhados, a goleada sofrida em Alvalade e saída precoce da Taça de Portugal.


Quanto aos melhores e piores jogadores:

Os melhores:

+ Cláudio: creio ter sido o melhor jogador gilista desta primeira volta. O patrão da defensiva foi um jogador de classe e representou da melhor forma aquilo que é ser do Gil Vicente FC. Logrou ainda alguns golos importantíssimos.

+ Adriano: de longe, o melhor reforço da época. Um achado no União da Madeira, capaz de salvar vários empates e vitórias do nosso Gil. Sem ele em Paços de Ferreira ou, em casa, frente ao Marítimo e teríamos, por certo, menos 5 pontos nesta altura.

+ Luís Carlos: embora ultimamente não esteja a jogar bem, o pequeno atómico foi aquele que mais dores de cabeça deu às defesas contrárias. Inteiramente adaptado ao estilo do futebol português, Luís Carlos é uma mais-valia neste plantel.

+ Richard: o jogador mais criativo deste Gil, sempre capaz de respeitar tabelas e jogar a dois/três toques. Peca pela irregularidade...

Os piores:

- Éder: a léguas de distância, o pior jogador do plantel gilista. Demasiado mau para ser verdade. Ainda disfarçou a sua falta de qualidade nas duas primeiras jornadas mas chegou-se cedo à conclusão que Éder veio por engano. A saída dele já devia ter-se proporcionado há muito.

- Sidnei: outro reforço que veio equivocamente. O seu currículo falava por si e Sidnei não o contrariou...

- Leandrinho: mais um. Prometeu bastante mas nem as chuteiras chegou a calçar. Que seja feliz no Brasil.

- Laionel: tal como Vieira, um 'case study'. Iniciou a época a todo gás. Garantia ser um indiscutível, mostrou técnica, inteligência e golos. Mas, de repente, desapareceu, à semelhança do que aconteceu nos seus anteriores clubes. Quando se é assim, não há nada a fazer. Se estivesse no lugar de Laionel, punha seriamente a hipótese de deixar o futebol.

E pronto, é isto. Regresso em breve, caros gilistas, com a convicção de que vamos pontuar na Luz!

2 comentários:

brunocgomes disse...

Começo por enaltecer o trabalho de Paulo Alves. Um treinador que nem sempre me agradou nas suas escolhas, julgo que ultimamente tem sido mais ponderado nas suas decisões para o 11 inicial. Sublinho a sua ambição e a sua ousadia tactica. Temos um treinador de um clube pequeno, mas com mentalidade de um grande. Julgo que o 4x3x3 que vem utilizando revela a sua postura ofensiva. Contudo, esta sua linha táctica tem esbarrado na falta de sorte na finalização, pois o Gil não sente dificuldades em criar oportunidades de golo seja qual for o adversário. Mas tb está inevitavelmente relacionado com a falta de um ponta-de-lança matador. Janeiro está a passar rapidamente, o período de transferências aproxima-se do fim e não há notícias sobre um ponta-de-lança de raiz capaz de transformar em golo as inúmeras oportunidades. Sabemos que o nosso melhor avançado (ou menos mau), Roberto, não é capaz de corresponder competentemente em todos ou na maioria dos jogos. Quanto ao Bruno Filipe e Tó Barbosa, não tenho grandes argumentos para avaliá-los porquanto não são sequer escolhidos pelo mister, resta-me confiar nas suas decisões. Premente é a contratação de um bom avançado. Um goleador.

Quanto aos melhores:

Não haja dúvida que o Adriano Facchini é a melhor contratação desta época. Impressionante! Um formidável portero! Não preciso de tecer mais comentários, as suas exibições são a melhor resposta! Desde o Paulo Jorge que não via um guarda-redes tão competente no Gil. Calculo que o sucesso do União da Madeira tenha estado impreterivelmente dependente deste brilhante redes!

O Cláudio mantém-se o mesmo jogador da época passada. Um central imperador. Um ambidestro capaz de construir jogo e destruir as investidas do adversário! Tem que ter cuidado com os devaneios pontuais que tem, fora isso, impecável! Duvido ainda da qualidade do Halisson, mas não acho que seja mau, apenas não sei se é melhor que o Sandro. Como assisto a quase todos os jogos do Gil, daqui a algum tempo conseguirei emitir uma opinião mais acertada, certamente.

Do L. Carlos nunca se sabe o que vai sair. Felizmente, continua a ser um jogador desequilibrador como nos habituou. Julgo que nem algumas exibições mais apagadas conseguem ofuscar a imprescindibilidade do extremo brasileiro.

O Richard é um jogador fulcral na estratégia do Gil. Um dos mais tecnicistas do plantel. E finalmente o Paulo Alves percebeu que é uma peça obrigatória para colocar em campo. Só tem um problema: não sabe dosear o esforço. Mas isso não é obrigatoriamente mau. É um inconsequente efeito lateral da sua devoção ao jogo, da sua raça.

Julgo que nos melhores te falta o Vieira. O controverso Hugo Vieira. Quer queiramos, quer não, quer se goste, quer se odeie, o Vieira é um quebra-cabeças para qualquer adversário. Não é o nosso melhor jogador, mas tem que estar nos melhores. Também já nos deu muitos pontos e isso não pode ser esquecido. A sua irreverência pode dar muitas dores da cabeça aos adeptos, mas a sua imprevisibilidade em campo tb dá muitas voltas aos adversários.

E não te podes esquecer do Jr.Caiçara. Um lateral brilhante! Escolhido para desempenhar funções no pólo oposto à sua posição natural, este incansável brasileiro não pára de correr a faixa lateral toda, durante todo o jogo! Se jogasse no lado direito ainda seria mais produtivo, porém, as circunstâncias apelam à sua polivalência e obrigam-no a desempenhar funções no outro lado. Sempre sem desiludir! Tecnicamente qualificado, inteligente, exímio a defender, Caiçara tem o grande salto da sua carreira muito próximo, na minha opinião.

brunocgomes disse...

Os botas de chumbo:
Éder (lol)... Uma locomotiva sem linha férrea para o orientar. É um touro, mas um touro desorientado. O seu desposicionamento infantil irritou-me cada jogo que ele fazia parte das escolhas. Nem para reciclar serve...

Sidnei foi zero. Já foi. E bem.

Quanto ao Leandrinho, não deu mesmo para ver. Não faço a mínima ideia do valor deste médio. Passou e nem o vi.

Quanto ao Laionel, subscrevo inteiramente a tua opinião.

Por fim, acrescento mais uma categoria, uma espécie de semi-flop. Guilherme, quem és tu? Dou-lhe o benefício da dúvida. Não desconfio um pouco que seja da sua destreza técnica. Mas, como digo todos os jogos, parece-me um jogador de futsal. Espero que comece a fazer jus à qualidade que reportavam os jornais.



Terminando, resta-me partilhar um ponto que julgo importante. Sr. Presidente, Srs. Jogadores e Sr. Treinador, deixemo-nos de ambições desproporcionadas.. Quem sabe se não foram as palavras soltas sobre uma ida à Liga Europa que elevaram o ego dos jogadores. Somos fortes, somos guerreiros, somos competentes, mas o nosso objectivo deve-se manter humilde: lutar todos os jogos pelos 3 pontos. Como dizia o "outro": o único sítio onde sucesso vem antes de trabalho é no dicionário.

Força, Gil Vicente, meu grande amor. Não há que ter medo de nada, temos tudo para nos afirmarmos.


Um aabraço gilista.