sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ARRANCA HOJE!



Após seis épocas na Liga de Honra por motivos injustos, o grande Gil Vicente Futebol Clube regressa hoje ao convívio entre os grandes do futebol português. Será o SL Benfica a apadrinhar este retorno, num duelo que se prevê entusiasmante.

Como adepto do Gil, não exijo mais do que esforço e profissionalismo aos nossos homens. Vitória e até mesmo empate serão, na conjuntura actual, metas bastante difíceis de alcançar. Não só porque o Gil não fez uma pré-época promitente mas igualmente pela força que o Benfica têm demonstrado nos últimos jogos: venceu a eliminatória da Champions frente ao Trabzonsport com relativa facilidade e cilindrou o Arsenal na segunda-parte da Eusébio Cup. Não obstante a isso, vou assistir ao jogo (ao vivo e a cores) com o máximo orgulho no nosso Gil, num estádio cidade de Barcelos que se supõe lotado e em ambiente de festa.

Em modo treinador de bancada, creio que a ausência de Yero é uma enorme baixa. O jovem senegalês não mostrou ainda capacidade para se tornar indiscutível na equipa, mas é alguém que, pelas características físicas que goza, seria deveras importante na estratégia para o jogo de hoje. O Gil terá dificuldade em chegar à baliza do Benfica no estilo de jogo que lhe conhecemos: o apoiado. Sou adepto desse estilo mas jogar dessa forma contra os encarnados será suicídio. Com Yero, numa estratégia mais directa, teríamos alguém capaz de cavar faltas para lá do meio campo e consequentemente ter mais oportunidades de golo. Sendo que o senegalês não jogará, e Bruno Filipe, o jogador mais perto das suas capacidades físicas, não tem valor para sequer estar no plantel, o nosso técnico Paulo Alves terá de optar pelo um ataque mais móvel e, com isso, arriscar mais.


Sem mais demoras, aqueles que, quanto a mim, serão os onze iniciais (no caso do Gil com descrição à frente dos respectivos elementos):

GIL VICENTE:

GR-Jorge Baptista: não é um GR brilhante e até revela alguma insegurança imprópria para a sua idade mas está melhor habituado a estes palcos que Adriano. A aposta de PA deverá recair nele para este jogo.

DD-Éder: vislumbrei um jogo apenas deste defesa direito e a primeira impressão, como podem constatar nas publicações abaixo, não foi nada bonita. Revelou amadorismo a defender e tecnicamente foi uma lástima. Veremos como se portará neste jogo, ele que é opção óbvia por ter sido o mais utilizado neste posto nos jogos de preparação.

DC's: Cláudio/Sandro: também por não haver outras opções para o eixo da defensiva, esta dupla, embora longe de perfeita, será a titular. Deu bem conta do recado a época passada e entrosamento é elevadíssimo.

DE-Caiçara: o miúdo brasileiro que curiosamente nem joga com o pé esquerdo é a escolha mais lógica para DE. É o melhor do plantel para esse posto e aproveitará este jogo para se mostrar. Defensivamente, contudo, terá de ser bem mais cauteloso que o habitual.

MD-Luís Manuel: o trinco que surpreendeu a temporada passada pela sobriedade emprega, é a opção mais coerente. Também para o lugar dele não chegou ninguém que lhe possa, neste momento, fazer sombra.

MC's- Vilela e André Cunha: o Vilela será inevitavelmente titular porque, além da sua qualidade, terá motivação extra por jogar contra a equipa que o formou. Quanto a André Cunha, e embora não reveja nele capacidade para estas andanças, é um protegido de PA e será uma voz de comando no decorrer do jogo.

AE- Richard: não será bem extremo esquerdo mas sim médio interior esquerdo. Apoiará os médios centrais e dará profundidade ao corredor esquerdo do ataque gilista. No entanto, por já não estar na Liga de Honra, terá de soltar a bola muito mais rapidamente.

AD- Luís Carlos: o pequeno atómico é já figura bem conhecida de todos os gilistas. Fará uso da sua rapidez e técnica para furar os defesas encarnados. Ele e Laionel serão os únicos que poderão criar desequilíbrio entre a retaguarda do Benfica.

AC- Laionel: a ficha de jogo obriga a que se coloque uma posição indicativa a cada jogador mas no caso de Laionel, tal como Richard, será apenas no papel. O ala vindo da Académica, pela sua capacidade técnica, será o homem mais ofensivo do nosso Gil, onde terá carta livre para executar da forma que julgar melhor.

Benfica: Artur; Maxi, Jardel, Garay, Emerson; Javi, Witsel, Aimar, Gaitán, Nolito; Saviola.

O jogo iniciar-se-à às 20h45 e será transmitido na TVI.

3 comentários:

Anônimo disse...

o Éder Sciola é opção óbvia? quem tem jogado a DD é o Daniel, o Éder teve lesionado...não tem jogado sequer

Gilista Ferrenho disse...

Julgo que apenas nos últimos dois jogos de preparação Daniel foi utilizado e porque Éder esteve lesionado. Recuperado, é a opção mais lógica para o lugar.

Anônimo disse...

O Sciola lesionou-se no jogo do Braga. Não jogou praí 4 jogos. Mas concordo que se tiver recuperado será a melhor opção.