domingo, 19 de fevereiro de 2012

Sem hipótese

O estado de graça do nosso grande Gil terminou ontem, após derrota pesada ante o vizinho Braga. A estratégia inicial gilista foi a mesma que levou à conquista das últimas três vitórias mas ontem, perante uma grande equipa, a derrota foi mais do que justa.

O jogo adivinhava-se complicado logo pela inesperada lesão de Pedro Moreira no aquecimento. Era um jogador em excelente forma, muito rigoroso tacticamente e com qualidade no processo ofensivo. A entrada de Mauro, um jovem sem muita qualidade e bastante menos rotinado a jogar ao lado de Luís Manuel, dificultou a tarefa gilista a tapar os caminhos bracarenses.

No entanto, o segredo do jogo esteve na forma como o Braga respeitou o Gil. Foi uma equipa equilibrada, sempre com quatro/cinco jogadores na retaguarda prevenindo as transições rápidas do Gil. Na busca pelo golo, os bracarenses foram pacientes, trocaram a bola em terrenos mais recuados e deixaram o talento de Hugo Viana, Hélder Barbosa, Alan e Lima fazer o resto. Não obstante, o Gil ainda incomodou os arcebispos. Rodrigo Galo, Vieira e Caiçara (numa soberba jogada individual) assustaram Quim mas a sorte dos anteriores jogos não acompanhou o grande Gil ontem à noite.

Na segunda parte, e já com as infelizes saídas por lesão de Adriano e Luís Manuel, que limitaram Paulo Alves nas substituições, o Braga elevou ainda mais o seu jogo e, aproveitando o débil guarda-redes Murta, rapidamente ampliou a vantagem. Piorando a situação, o nosso melhor jogador Cláudio seria expulso, expondo em excesso a defesa gilista. A partir daí foi ver o Braga jogar a seu bel-prazer, a esmiuçar o talento dos seus melhores jogadores. O Gil, perdido no jogo, batalhou como pôde mas nem assim logrou a redução no resultado...

Vamos ao Mais e Menos!:

MAIS:

+ Richard: o melhor jogador gilista da noite. Ora com o pé esquerdo ora com o direito, o jovem médio foi o que causou mais mossa à defesa bracarense. Tecnicamente perfeito.

+ Junior Caiçara: o defesa esquerdo teve a árdua tarefa de cobrir o experiente e talentoso Alan. Deu-se bem. Não foi, contudo, a defender que Caiçara deu nas vistas. A facilidade com que desequilibrou o lado esquerdo da retaguarda braguista foi espantosa. A jogada individual que realizou a fechar a primeira parte foi sublime, ainda que tivesse colegas ao lado em melhor posição para finalizar...

+ Hugo Viana e Lima: quiçá dois dos melhores jogadores que já vi pisar o relvado do cidade de Barcelos. Um, colocava a bola onde bem lhe apetecia. Olhar e pronto, bola no sítio. O outro movimentava-se sempre com inteligência e guardava a bola como que um adulto a jogar com crianças. E golos. O terceiro então, é de uma perfeição ao alcance apenas dos melhores.

Menos:

- Murta: não é seguramente fácil entrar com a equipa a perder e herdar a qualidade de Adriano. Contudo, podia e devia ter feito mais no segundo golo, aquele que fechou por completo quaisquer hipóteses de discussão de resultado pela parte do Gil.

- Zé Luís: garantidamente, o pior jogo com a camisola do Gil. Mau, mau, mau. Apático nas disputas de bola e perfeitamente desligado nas movimentações que se exigem a um ponta-de-lança.

O Gil perdeu mas não creio que esta derrota vá afectar a equipa. A equipa continuará rigorosa e unida tacticamente e atrevida no ataque. O regresso de Luís Carlos e a melhoria em termos físicos de César Peixoto, que lhe permitirão a titularidade, darão ao Gil uma qualidade de jogo ofensivo ainda melhor e, em Olhão, a vitória é totalmente possível.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que achaste do César Peixoto? Tem tudo para ser titular no próximo jogo. Teve excelentes pormenores e, sinceramente, para criativo é aquilo que o Gil precisa.

Gilista Ferrenho disse...

É um excelente jogador, não é novidade. Espalha classe em qualquer relvado. Sabe gerir sublimamente os ritmos de jogo, e para onde e quando soltar a bola. Mas ainda não está na melhor forma física. Talvez daqui daqui a dois jogos já possa ser titular.